Sou Manso e Humilde de Coração


Celebramos nesta sexta-feira o dia do Sagrado Coração de Jesus. O mês de junho é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, a sua espiritualidade. Costumamos rezar: Jesus Manso e Humilde de Coração: Fazei o nosso coração semelhante ao Vosso. É uma oração bonita, profunda. Possuir um coração semelhante ao de Jesus é bem desafiador nos dias de hoje. Requer entusiasmo e compromisso com o projeto de Deus. Acima de tudo, é agir como Jesus agia, pensar como Jesus pensava, valorizar o outro como Jesus valorizava.
Existe uma diferença entre o nosso coração e o Coração de Jesus. Nosso coração tem vontades e desejos que nem sempre nos trazem paz, porque são vontades e desejos estruturados em compensações materiais ou de reconhecimento. Quem vive de compensações, quem ensina seu coração a buscar compensações para acalmar raivas, para preencher vazios provocados por decepções ou fracassos, acaba perdendo o sentido e a orientação da própria vida.
Nossos corações se aproximam do amor, mas nem sempre amam com aquilo que é a essência do amor, capaz de produzir mais vida e nos encher de vida e de paz.
São estes, e outros tantos motivos, que fazem da solenidade do Sagrado Coração de Jesus um forte convite para entrarmos na escola do amor divino. A escola do amor, para nossas vidas, é o Evangelho. É conhecendo o Evangelho que aprendemos a amar, é deixando-nos iluminar pelo Evangelho que nosso amor torna-se gerador de vida e fonte de alegria e de paz. É ouvindo e acolhendo o Evangelho que conhecemos o Coração de Deus presente no Sacratíssimo Coração de Jesus.
Em Mateus 12,34 há uma expressão bonita: “Nossa boca fala daquilo que o nosso coração está cheio”.  Jesus era movido pelos pensamentos de Deus e fazia do amor a força de sua vida. A mesma proposta é nos feita hoje, não apenas como convite, mas como orientação existencial de tornar o amor a força da vida, a força de nossa existência. Não somente nossa boca transmite o que temos no coração, mas todo nosso ser. Também nossas atitudes, nossos comportamentos, nossas aspirações e reações são expressões e revelações do que temos em nossos corações. Entrar na escola do amor, que é o Coração de Jesus, é ouvir o que ele diz, porque ele fala aquilo que tem no seu Coração Divino. Olhar o que ele faz, porque ele faz e age de acordo com os pensamentos de Deus, de acordo com aquilo que tem no seu Sagrado Coração.
Há uma canção que respondendo à pergunta de uma criança, querendo saber o que era necessário para ser feliz diz: “amar como Jesus amou, pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu. Sentir o que Jesus sentia, sorrir como Jesus sorria...” Aqui está o grande segredo para fazer do amor a força da vida e para fazer da vida uma canção de amor, de alegria e de paz. Não busque a força da vida em coisas que não podem satisfazer o coração. O convite de Jesus é claro: “vinde a mim, vós que estais cansados” de procurar o segredo da vida em fontes de águas turvas. Busquem a vida no amor e você se encontrará com Deus, conhecerá os pensamentos de Deus e mergulhará na paz do Sagrado Coração de Jesus. Faça isso para descobrir que o símbolo do Coração de Jesus é um caminho de vida realizada e feliz.

Jesus Manso e Humilde de Coração: Fazei o nosso coração semelhante ao vosso!

Pe. Magnos José Baron Caneppele, scj

0 comentário "Sou Manso e Humilde de Coração"

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários