Semana Missionária no RS


Você sabe o que é Semana Missionária?

Antes de começar é necessário contextualizar este tema.

Em 1997 na JMJ de Paris, em caráter opcional, como uma valiosa ocasião para incluir algo a mais nas dioceses no caminho de preparação para a JMJ e dar aos jovens peregrinos a possibilidade de partilhar com as comunidades locais momentos de oração, festa e “turismo” nasceu a chamada “Dias nas Dioceses”, que objetiva, ainda favorecer a juventude mundial conhecer um pouco mais das igrejas locais, através da troca de experiência e enriquecimento da fé, conhecendo a cultura e os costumes locais. Isto acontece nos dias que antecedem a JMJ para facilitar o ingresso dos jovens peregrinos no país de acolhida. No Brasil, foi sugerido e o Pontifício Conselho para os Leigos acolheu, este período será chamado de SEMANA MISSIONÁRIA.

A Semana Missionária favorece tudo aquilo que já era proposto pelos Dias nas Dioceses, porém é enriquecida com o viés da Missão. O jovem estrangeiro não vem só para participar, mas para contribuir no processo evangelizador da juventude. Jovens evangelizando e sendo evangelizados por jovens.

A semana não será realizada somente nas cidades que acolherão peregrinos estrangeiros, mas todas as Dioceses no Brasil estarão realizando uma missão voltada para a juventude, independente de participarem ou não da JMJ no Rio de Janeiro. O projeto é ousado, mas é puramente pastoral. Não podemos deixar a oportunidade de evangelizar a juventude brasileira passar despercebida. A JMJ, em todas as suas edições, foi um marco para a articulação, crescimento e organização da Pastoral Juvenil.

No Rio Grande do Sul as dioceses pretendem acolher mais de 41 mil peregrinos. Veja abaixo o número de peregrinos definidos pelas dioceses:

Bagé - 300
Caxias do Sul – 1.000
Cruz Alta - 500
Cachoeira do Sul - 500
Erexim - 200
Frederico Westphalen - 500
Montenegro – 1.000
Novo Hamburgo – 1.500
Osório - 500
Passo Fundo - 500
Pelotas – 2.000
Porto Alegre – 30.000
Rio Grande - 300
Santa Cruz do Sul - 500
Santa Maria – 1.000
Santo Ângelo - 240
Uruguaiana - 240
Vacaria - 500

Algumas orientações fundamentais para as Dioceses.

a) A acolhida nas dioceses é considerada como uma possibilidade de preparação pastoral à JMJ (que não está incluída nas datas oficias); a participação dos grupos, ainda que esta seja promovida e incrementada de modo significatico, continua sendo completamente optativa sendo sua inscrição realizada pelo site oficial da JMJ, www.rio2013.com.

b) A organização e a responsabilidade de acolhida dos peregrinos para a Semana Missionária nas dioceses acolhedoras dependem exclusivamente das mesmas.

c) A acolhida oferecida aos jovens deve ser extremamente simples, e se possível gratuita, nas famílias e paróquias.

d) As atividades propostas aos jovens devem permitir um encontro com as comunidades eclesiais locais e seus pastores, integrando aos momentos de festa e turismo também tempos de oração e celebração nos santuários e lugares de peregrinação, que fazem parte da identidade religiosa da diocese acolhedora. Ao mesmo tempo, tais atividades devem ser concebidas com preparação pastoral para a JMJ, a qual os jovens das dioceses acolhedoras devem ser convidados a participar.

e) De acordo com regulamento do site oficial da JMJ Rio 2013,  só será permitida a participação de brasileiros na Semana Missionária da (arqui)diocese onde reside. 

Para ir se preparando para a Semana Missionária vá até a seção de downloads (colocar o link aqui) e baixe os Subsídios da CNBB para a Semana Missionária.





Fonte: 

0 comentário "Semana Missionária no RS"

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários